Tradutor do google

Sermões do Bispo Cleiton Costa

Esboço 01 - Bispo Cleiton Costa Tema - A salvação em Efésios 

TB: EF 2.7-9 Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 1. Observação: • Há um plano divino e salvador previamente estabelecido por Deus na eternidade!
BB: EF 1.3-7 3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; 4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; 5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,6 Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, 7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
CT: EF 1.11,12 Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; 12 Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo
CT: Romanos 8.29,30 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.2. Observação: • Os três alicerceis bíblicos da salvação!
BB: EF 1.13 Em quem também vós estais depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.

1º Alicerce: EF 1.13 P/A Em quem também vós estais depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação.
CT: RM 10.13-17 13 Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo. 14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. 16 Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação? 17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
CT: MC 16.15,16 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
2º Alicerce: EF 1.13P/B: Tendo nele também crido!
CT: Efésios 2.8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
CT: I Pedro 1.5 Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo CT: RM 10.9-11 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
3º Alicerce: EF 1.13 P/C: Fostes selados com o Espírito Santo da promessa!
CT: Efésios 4.30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
CT: Zacarias 4.6 E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos
CT: EZ 37.24-27 E vos tomarei dentre os gentios, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra. 25 Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. 27 E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.
CT: TT 3.5-7 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, 6Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; 7 Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.
CT: JO 14.16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; 17O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
CT: JO 16.7.8,13 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. 8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.13 Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. 3. Observação: • O Espírito de Deus é o penhor da promessa de Cristo!
BB: EF 1.13,14 Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. 14 O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. Qual promessa?
BB:JO 14.1-18 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. 3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. 15 Se me amais, guardai os meus mandamentos. 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; 17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. 18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. 4. Observação: • Somos salvos mediante a graça e não pelas nossas obras de justiça!
BB: EF 2.1-5 E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, 2Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. 3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. 4 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)
CT: EF 2.7-9 Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie
CT: TT 3.5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo
CT: Romanos 3.24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. • Para que as boas obras são importantes?
BB: EF 2.10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. CT: Mateus 5.16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.
CT: I Pedro 2.12 Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.
CT: João 10.32 Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?
CT: Efésios 5.1 SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados • Para que as doutrinas bíblicas são importantes?
BB: EF 2.19-22 Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; 20 Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; 21 No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.22 No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito
CT: II Pedro 3.18 Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
CT: Atos 2.42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. 45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. 46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. Resumo: As boas obras bem como os ensinos doutrinários não podem salvar, nem condenar as pessoas porem são importantes para a edificação do corpo de Cristo! (se forem ensinos verdadeiramente bíblicos e não costumes culturais) Analisar EF 2.8-10 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.Em primeiro ludar a graça e a fé, depois obras, por que somos salvos e não para sermos salvos!

Esboço 02-Tema: Ele nos deixou a paz -Do Bispo Cleiton Costa

TB: JO 14.27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Contexto: (era a despedida do Senhor)
1º OBS: O texto não fala de paz exterior:
BB: João 16.33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.Como essa paz se manifesta em nossas vidas?
CT: MT 5.11,12 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. 12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
CT: Mateus 10.34 Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada
2º OBS: O texto trata de paz interior:
BB: II CO 12.7-10 E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. 8 Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. 9 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 10 Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
EX: Paulo e Silas na Prisão
Conclusão do tópico: Atos 9.31Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.
CT: Atos 11. 27-29 E naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia. 28 E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César. 29 E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia.
3º OBS: O text trata de paz com Deus:
BB: Romanos 5.1 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos pazcom Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. Contexto: Isaías 59.2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
CT Colossenses 1.20 E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas ascoisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus." • Um pouco mais sobre a paz:
1- Romanos 14.17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo."
2- Gálatas 5.22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
3- Filipenses 4.7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
4- Tiago 3.18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.
5- II Pedro 3.14 Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. Conclusão: II Coríntios 13.11 Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.
CT: Filipenses 1.29 Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele.

Esboço 03-Tema: Por que devemos ser dizímistas e ofertantes? Bispo Cleiton Costa 

TB: ML 3.7-10 P/A Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? 8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. 9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. 10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa. O dizimo é
1. Prática apenas do velho testamento?
R: Atos 4.34 Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. CT: MC 12.41- 44 E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito. 42 Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. 43 E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; 44 Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha todo o seu sustento.
2. Do quê devo dar o dizimo?
R: Gênesis 14.20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo
CT: Gênesis 28.22 E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres certamente te darei o dízimo.
3. Motivos pelos quais devemos dar o dizimo:
1º Motivo: ML 3.10 P/A Trazei todos os dízimos à casa do tesouro! 2º Motivo: ML 3.7,8 “7 Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? 8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.”
3º Motivo ML 3.9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
CT: Mateus 12.30 Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.
4º Motivo: ML 3.10 P/B para que haja mantimento na minha casa CT: Filipenses 1.12 E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho. As ofertas: Por que devemos ofertar?
R: ML 3.8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Dois tipos de ofertas:
BB: Êxodo 36.3 Estes receberam de Moisés toda a oferta alçada, que trouxeram os filhos de Israel para a obra do serviço do santuário, para fazê-la, e ainda eles lhe traziam cada manhã ofertas voluntárias.
4. Como devo ofertar?
a) I Coríntios 9.7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
b) Mateus 5.23, 24 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti.
c) MC 12.41- 41 E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito. 42 Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. 43 E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; 44 Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento. d) Exemplo de boa e má oferta:
BB: HB 11.4 Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. BB: II SM 24. 21 E disse Araúna: Por que vem o rei meu SENHOR ao seu servo? E disse Davi: Para comprar de ti esta eira, a fim de edificar nela um altar ao SENHOR, para que este castigo cesse de sobre o povo. 22 Então disse Araúna a Davi: Tome, e ofereça o rei meu senhor o que bem parecer aos seus olhos; eis aí bois para o holocausto, e os trilhos, e o aparelho dos bois para a lenha. 23 Tudo isto deu Araúna ao rei; disse mais Araúna ao rei: O SENHOR teu Deus tome prazer em ti. 24 Porém o rei disse a Araúna: Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao SENHOR meu Deus holocaustos que não me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata. Comunidade

04-Uma vida cheia da presença de Deus

TB: EF 3.14-19 Por causa disto, ponho-me de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, 15 Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; 17 Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, 18 Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, 19 E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. • Introdução: • A oração do Apostolo Paulo expressa vontades divina para nossas vidas!

BB: EF 3.14-19 14 Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo!
1º OBS: O pedido do Apostolo:

BB: EF 3.15 P/B Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior

EX: Jesus na cruz por nós Fl 2º 1-6
2º OBS: Os objetivos do Apóstolo em sua oração:
BB: EF 3.17 Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações! CT:
CT: Fl 2.4 
Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual, também, para o que é dos outros.

3º OBS:  Os resultados da habitação de Cristo em nossas vidas: 

BB: EF 3.17 P/B A fim de, estando arraigados e fundados em amor 

CT: RM 5.5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
CT: Cl 3.14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
CT: I CO 13.13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
CT: I João 4.8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
EX: MT 22.36-40 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
4º OBS: A presença do amor de Deus em nossas vidas é o elo e a prova de uma vida cheia de Deus!
BB: EF 3.19 E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. CT: I JO 4.8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
CT: I JO 4.9-13 Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. 10 Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. 12 Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. 13 Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.
CT: II Timóteo 1.7 Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.
5º OBS: O resultado de uma vida cheia da presença de Deus ou do amor de Deus:
BB: EF 3.18 Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,
CT: I CO 2.12-15 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. 13 As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. 14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

Conclusão:
a) O Amor é o elo de uma vida cheia de Deus!
BB: EF 3.19 E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. CT: JO 14.21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
b) O amor é a manifestação de Deus em nossas vidas!
BB: RM 5.5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado ]
CT: I João 4.8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

Esboço 04-As características da Igreja a vista do mundo espiritual Bp Cleiton Costa  

TB: EF 1.3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo! 1. Efésios 2.6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus! CT: AT 7.55,56 Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; 56 E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.
CT: Apocalipse 3 .21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
CT: Mateus 19.28 E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
CT: Mateus 25.31 E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória.
1º  II Pedro 1.4 Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
CT:I CO 15.51-54 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
CT: II Co 5.8 Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.
CT: I Jo 3.2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.
 2. Ef 6.12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais
CT: CL 2.13 E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, 14 Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. 15 E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
CT: Lc 10.17 E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. 18 E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. 19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. 20 Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.
CT: Mateus 10.8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. CT: MC 16.17,18 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; 18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão
4º Rm 8.17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
CT: Tg 2.5 Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?
5º Lc 10.20 Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.
CT: Apocalipse 21.27 E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.
CT: Hb 12.22 Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; 23 À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados!
6. Livre aceso ao céu e ao trono de Deus!
Bb: Hb 10.19 Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus
CT: Mateus 27.51 E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras
6º  Ligada a Cristo como cabeça!
BB: Cl 1.18 E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
CT: I Co 12.27 Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular 8. Filhos de DEUS!
CT: Jo 1.12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
CT: Rm 8.16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
CT: Rm 8.17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. 

CT: I Jo 3.2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.

Esboço 07-A graça nos basta Bp Cleiton Costa

Tb: II CO12.9 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

Por que Deus falou isso para O Apostolo Paulo?

R: II CO 12.7 E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. 8 Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. 9 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

CT: Salmos 34.19 Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.

CT: MT 5.11,12 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. 12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

1-    A resposta de Deus ao pedido do Apostolo Paulo:

Bb: IICO12.9 P/A E disse-me: A minha graça te basta

Ct: Hebreus 2.18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

Ct: Mateus 28.20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. 

2-    A aprendizagem do Apostolo Paulo:

Bb: IICO 12.9,10 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 10 Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.

CT: Atos 14.22 Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.   

CT: Filipenses 1.29 Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele. 

CT: RM 8.35-39 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

CT: FL 4.12,13 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. 13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

FIM: Romanos 8.28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Esboço 08- O sangue da nova aliança Bp Cleiton Costa

TB: Hebreus 9.22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.

CT: Lucas 22.20 Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.  

1.      A antiga aliança:

Bb: I Coríntios 15.56 Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.  

CT: Romanos 7.7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.

CT: Romanos 8.2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

CT: Romanos 7.5 Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.  

CT Romanos 2.12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. 

Ct: Romanos 3.20 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.  

Ct: II Coríntios 3.14 Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido. 

CT: Efésios 2.15 Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz.  

2.      A nova aliança:

Bb: Hebreus 13.20 Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas.

Ct: Hebreus 9.15 E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.

Ct: Hebreus 8.13 Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.   

Ct: Hb 9.11,12 Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito Tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, 12 Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.

CT: HB 10.25-27 Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio; 26 De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. 27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,28 Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação

CT: HB 10.10-19 10 Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.11 E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; 12 Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, 13 Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. 14 Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados. 15 E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito: 16 Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: 17 E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades. 18 Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado. 19Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,

3.      Conclusão:

BB: RM 8.1-3 PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. 2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. 3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne

CT: RM 5.8-10 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.


Esboço 9º Bp. Cleiton Costa 

Firmes e inabaláveis no evangelho


I Co 15.58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 

1. No que devemos estar firmes?

Ct: Jo 5.39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;

Ct:Sl 1.1-3 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; 2 antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.

Ex: A Igreja de Gálatas

Ex: A Igreja de Atos 2.42

2. Como se tornar um cristão firme no evangelho de Cristo?

a)                       Crendo de todo o coração!

Bb: I Co 1.24 não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas somos cooperadores de vosso gozo; pois pela fé estais firmados.

Ct: I Pd 2.6 Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.

Ct: I Jo 5.4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

Ct: Ef 2.8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

b)                      Pondo em pratica o conhecimento do evangelho!

Bb: Mt 7.24,25 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. 25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.

Ct: Tg 1.22-24 E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23 Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; 24 porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era. 25 Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer.
c)Orando em todo o tempo!

Bb: Ef 6.14-18 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, 15 e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, 16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,
Ex: Jesus Mc 1.35        

Ex: A Igreja primitiva  At 1º,2º

3. Objetivo final dessa firme confissão:

Bb: Mt 24.13 Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

Ex: II Tm 4.7,8 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

Ct: Ap 3.11-13 Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. 12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome. 13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Ermão 12º - A disponibilidade do Senhor  
Tb: Mt 8.1-4  E, DESCENDO ele do monte, seguiu-o uma grande multidão.
E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.

1.      A necessidade de adoração em reconhecimento à divindade de Jesus!
Bb: Mt 8.2 P/A: E, eis que veio um leproso, e o adorou
Ct: Filipenses 2.10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra.        
Ct: Tiago 4.10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

2.      A timidez do leproso:
Bb: Mt 8.2 P/B: Se quiseres, podes tornar-me limpo.  
Ct: Hebreus 10.19 Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus.
C: Ef 3.11,12 Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, 12 No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.

3.      A disponibilidade de Jesus para abençoar:
Bb:Mt 8.3 E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.
Ct: Mt 7.7-11 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. 9 E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? 10  E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? 11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?
Ex: Ele atendeu ao claor da mulher Cananéia
Ex: Mt 8.5-13 Ele atendeu ao clamor do centurião
Ex: Éle atendeu ao clamor do cego de Jericó
4.      Por que as vezes não acontecem os milagres?
a)     A fé:
Hb 11.6
Ex:  Mc 6.1-6 Jesus em Nazaré
b)     A obediência:
Bb: Is 1.19
Ct: feito. João 15.7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será

c)      O tempo de Deus:
Bb: Ec 3.1
Ex: A resposta de Jesus a Maria nas bodas de Caná da Galiléia

5.      O Senhor requer gratidão!
Bb:Mt 8.4 Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.
Ct: Malaquias 1.6 O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome?
Ex: L 17.12-18 Os de leprosos ingratos 


Sermão 13º A ética no falar
Tb: Tg 3.6-12 A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. 7 Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; 8 Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. 9 Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10 De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. 11 Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? 12 Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
Ct: Tg 1.26 Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
I.                     Cinco motivos para sermos éticos ao falar:
1.      Teremos uma vida abençoada!
Bb:  I Pd 3.10 Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. 
2.      Contamina espiritualmente!
Bb: Tiago 3.6 A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno 
Ct: Mt 15.11 que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
3.      Teremos nossa fé questionada!
Bb : Tg 1.26 Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
4.      Envergonharemos nossos acusadores!
Bb: Tt 2.7,8 Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, 8 Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.
5.      Não edificamos a vida de ninguém!
Bb: Efésios 4.29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
Ct: Cl 3.8 Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. 
Ct: Mt 12.30 Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.
II.                   Sete receitas para sermos éticos e felizes no falar:
a)      Fale da palavra de Deus!
Bb: I Pd 4.11 Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém. 
Ct: Tito 2.1 TU, porém, fala o que convém à sã doutrina. 
b)     Nunca discuta!
Bb: Rm 14.1 ORA, acolhei o que é débil na fé, recebei-o, não para discutir opiniões
Ct: Tt 3.9 Mas não entre em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.
c)      Seja humilde:
Bb: Pv 26.5 Responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que não seja sábio aos seus próprios olhos.
Ct: Pv 28.11 O homem rico é sábio aos seus próprios olhos, mas o pobre que é entendido, o examina.
Ct: Tg 4.6 Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
d)     Considere o tempo certo para falar:
Ct: Ec 3.7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar.
Ct: Tg 1.19 Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
e)      Fale o necessário!
Bb: Ec 5.3 Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras.
Cl 4.4-6 Para que o manifeste, como me convém falar. 5 Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. 6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.
f)       Nunca fale na ausência:
Bb: Tg 4.11 Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.  
Ct: Ap 12.10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
Ct: Mt 7.1-5 NÃO julgueis, para que não sejais julgados. 2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. 3 E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? 5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
g)      Fale com mansidão:
Bb: Pv 15.1 A RESPOSTA branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.
Ct: I Pd 3.15 Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós
Conclusão:
Bb: Mt 12.37 Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.


Sermão 14º - A importância dos sinais no ministério de Jesus
Tb: Mt 11.1-6 E ACONTECEU que, acabando Jesus de dar instruções aos seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles. 2 E João, ouvindo no cárcere falar dos feitos de Cristo, enviou dois dos seus discípulos, 3 A dizer-lhe: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro? 4 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: 5 Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. 6 E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim.
·        Introdução:

1.    Os sinais davam fama ao ministério de Jesus!
Bb: Mt 11.2 E João, ouvindo no cárcere falar dos feitos de Cristo, enviou dois dos seus discípulos,
Ct: Jo 14.11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
Ex: Jo 3.1,2 E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. 2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
2.    Mesmo os grandes profetas podem falhar na fé!
Bb: Mt 11.3 A dizer-lhe: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?
Ct: Hb 11.6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
Ex: Tomé, Pedro, Marta, Abraão etc.
3.    As boas obras e os sinais mostram a presença de Deus de ministério  
Bb: Mt 11.4-5 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: 5 Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.
Ct: Jo 10.25 Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim.
Ex: Jo 5.36 Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou.   
4.    Conclusão:
BB: Jo 14.12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
Ct: Mc 16.17,18 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; 18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
Ex: Lc 10.17 E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.
 Sermão 15º - A indecisão de Laodicéia
Tb: Ap 3.14-16 E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! 16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Ex: I Rs 18.21 Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.  

1.     Por que a Igreja que estava em Laodicéia estava indecisa e morna espiritualmente?
Bb: Ap 3.17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Ex: O fariseu e o públicano  
Ex: Jo 8.32,33 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 33 Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?

2.     O que Deus recomendou a Igreja que estava em Laodicéia para tirá-la daquele estado?
Bb: Ap 3.18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
Ct: Ap 3.20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

3.     Quais as conseqüências para a indecisão?
Bb: Ap 3.16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Ct: Jo 15.2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Ct: Lc 3.9 E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo. 
Ex: Israel  na parábola dos lavradores maus!       

4.     Por que o Senhor falou tão severamente com a Igreja de
Bb: Ap 3.19-21 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. 21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.


Sermão 18º - As árvores e plantas símbolos na bíblia 
Tb: Jl 1.12 A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens.
1.     Palha: O discípulo inútil
Bb: Mt 3.12 Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.
Ex: Os fariseus repreendidos por João Batista
2.     Semente planada: As palavras de Deus
Bb: Lc 8.5-8
Ct: I Pd 1.23 Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. 
3.     Arvore plantada junto aos rios: Um discípulo alimentado com a palavra do Senhor
Bb: Sl 1.1-3 BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Ct: Jr 17.7,8 Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. 8 Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas Raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.
4.     Palmeira: Um discípulo com profunda fé!
Bb: Sl 92.12 O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.  
Ex: Paulo
5.     Grão de Mostarda: O grande potencial de crescimento da Igreja e do reino de Cristo
Bb: Mt 13.31,32 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; 32 O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.
Ex: A multiplicação dos frutos na parábola do semeador 
6.     Joio: Pessoas que causam problemas no corpo da Igreja
Bb: Mt 13.24-30
Ex: As atitudes de Judas
7.     Trigo: O cristão nascido de novo!
Bb: Mt 13.24-30
8.     Erva seca: A fragilidade da vida do homem
Bb: I Pd 1.24 Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor.  
Ct: Tg 1.11 Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos.  
9.     Figueira seca: Significa um discípulo sem frutos  
Ex: Mt 21.18,19 E, de manhã, voltando para a cidade, teve fome; 19 E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente.
Ex: Lc 13.6-9 E dizia esta parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando; 7 E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? 8 E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; 9 E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar.
Ex: A parábola dos talentos
10.                                Cedro do Líbano: O crescimento e firmeza espiritual do servo de Deus
Bb: Sl 104.16 As árvores do SENHOR fartam-se de seiva, os cedros do Líbano que ele plantou.  
Ct: II Pd 3.18 Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.       
11.                                Videira: Cristo como cabeça da Igreja!
Bb: Jo 15.5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.  
Ct: Jo 15.4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
12.                                Oliveira: O Espírito santo
Bb: Êx 30.24E de cássia quinhentos ciclos, segundo o ciclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him.
Ex: O azeite comprado palas virgens prudentes
13.                                Amendoeira: Representa a fidelidade das palavras de Deus!
Bb: Jr 1.11,12 Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. 12 E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.
Ct: Hb 10.23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.  
Ct: Nm 23.19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? 
Ct: Mt 24.35 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.  
 Sermão 19º - As características do verdadeiro intercessor
Tb: I Ts 5.25 Irmãos, orai por nós.

1.      O verdadeiro conhece a situação do individuo!
Bb: Tg 5.16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
Ct: Fp 2.4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
Ex: Mq 7.14 Apascenta o teu povo com a tua vara, o rebanho da tua herança, que habita a sós, no bosque, no meio do Carmelo; apascentem-se em Basã e Gileade, como nos dias do passado.

2.      O verdadeiro o intercessor estar sempre disposto sacrifica-se pelo individuo!
Ex: I Coríntios 15.3 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,
Ex: Êx 32.31,32 Assim tornou-se Moisés ao SENHOR, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro. 32 Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.
3.      O verdadeiro intercessor se enche de emoção e comoção!
Bb: Rm 8.26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.    
Ex: Mq 7.1 AI de mim! porque estou feito como as colheitas de frutas do verão, como os rabiscos da vindima; não há cacho de uvas para comer, nem figos temporãos que a minha alma deseja.
4.      O verdadeiro intercessor é um imitador de Cristo!
Bb: Rm 8.34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Ct: Jo 14.16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre
Ct: Rm 8.27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.


Sermão 20 º Como a congregação deve ver a construção de um templo de Deus
Tb: I Cr 29.1-3 DISSE mais o rei Davi a toda a congregação: Salomão, meu filho, a quem só Deus escolheu, é ainda moço e tenro, e esta obra é grande; porque não é o palácio para homem, mas para o SENHOR Deus. 2 Eu, pois, com todas as minhas forças já tenho preparado para a casa de meu Deus ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, e cobre para as de cobre, ferro para as de ferro e madeira para as de madeira, pedras de ônix, e as de engaste, e pedras ornamentais, e pedras de diversas cores, e toda a sorte de pedras preciosas, e pedras de mármore em abundância. 3 E ainda, porque tenho afeto à casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho eu dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário:
1.      A visão do rei Davi sobre a construção do templo do Senhor:
a)      É uma obra muito grande!
Bb: I Cr 29.1 DISSE mais o rei Davi a toda a congregação: Salomão, meu filho, a quem só Deus escolheu, é ainda moço e tenro, e esta obra é grande; porque não é o palácio para homem, mas para o SENHOR Deus.
Ct: Ne 6.3 E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?
b)     Não é um palácio para Homens mais para Deus!
Bb: I Cr 29.1 DISSE mais o rei Davi a toda a congregação: Salomão, meu filho, a quem só Deus escolheu, é ainda moço e tenro, e esta obra é grande; porque não é o palácio para homem, mas para o SENHOR Deus.
Ct: I Co 10.31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
2.      O que o Rei Davi fez?
2.1   Ele ministrou ofertas com todas suas forças para construção do templo!
Bb: I Cr 29.2 Eu, pois, com todas as minhas forças já tenho preparado para a casa de meu Deus ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, e cobre para as de cobre, ferro para as de ferro e madeira para as de madeira, pedras de ônix, e as de engaste, e pedras ornamentais, e pedras de diversas cores, e toda a sorte de pedras preciosas, e pedras de mármore em abundância.
Ct: Dt 6.5 Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
2.2  Ele ministrou ofertas especiais de seu tesouro particular!
Bb: I Cr 29.3 E ainda, porque tenho afeto à casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho eu dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário:
Ct: Êx 36.3 Estes receberam de Moisés toda a oferta alçada, que trouxeram os filhos de Israel para a obra do serviço do santuário, para fazê-la, e ainda eles lhe traziam cada manhã ofertas voluntárias. 
3.      Por que ele fez Isso?
a)      Por que ele sabia para quem estava fazendo!
Bb: I Cr 29.1 DISSE mais o rei Davi a toda a congregação: Salomão, meu filho, a quem só Deus escolheu, é ainda moço e tenro, e esta obra é grande; porque não é o palácio para homem, mas para o SENHOR Deus.
b)     Porque ele amava o dono daquela obra!
Bb: I Cr 29.3 E ainda, porque tenho afeto à casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho eu dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário:
4.      O Rei convocou o povo de Deus para ofertar também!
Bb: I Cr 2.5 Ouro para os objetos de ouro, e prata para os de prata; e para toda a obra de mão dos artífices. Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?
Ct: Ml 3.10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes
4.1  A reação dos líderes do povo de Deus:
Bb: I Cr 29.6,7 Então os chefes dos pais, e os príncipes das tribos de Israel, e os capitães de mil e de cem, até os chefes da obra do rei, voluntariamente contribuíram.  7 E deram para o serviço da casa de Deus cinco mil
4.2  A reação do povo de Deus:
Bb: I Cr 29.9 E o povo se alegrou porque contribuíram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao SENHOR; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria.
Ct: I Cr 29.9,10 E o povo se alegrou porque contribuíram voluntariamente; porque, com coração o’perfeito, voluntariamente deram ao SENHOR; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria. 10 Por isso Davi louvou ao SENHOR na presença de toda a congregação; e disse Davi: Bendito és tu, SENHOR Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade
Ct: II Cr 9.7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria...
 Sermão 21º - As três maiores promessas do evangelho 
Tb: Hb 6.12 Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.    
1º Na ressurreição dos mortos:
Bb: I Pd 1.3,4 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós,
Ct: I Cr 614 Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.                       
Ct: I Cr 15.52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.               
Ct: II Cr 4.14 Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco.        
Ct: I Ts 4.16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.   
Ct: Jo 6.39-44,54 E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. 40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. 41  Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. 42 E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu? 43 Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós. 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. 54  Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
2º A volta de Cristo:
Bb: Jo 14.1-3 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. 3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Ct: Hb 10.23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.         
Ct: Atos 1.9-11 E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. 10 E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. 11 Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
Ct: I Ts 2.19 Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?
3º A esperança na glória do reino prometido:
Bb: Mt 25.34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo...
Ct: Rm 5.17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.               
Ct: Rm 5.17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.           
Ct: Ap 22.1-3 E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. 2 No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. 3 E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.

Sermão 22º - Cinco fundamentos para o crescimento de um ministério  
Tb: Mt 28.19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

1.      Autorização e fundamento divino:
Bb: Sl 127.1 SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
Ct: Jo 15.5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 
Ex: Os reinados Saul e Davi
2.      Cobertura e liderança sacerdotal:
Bb: EF 4.11-13 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo
Ex: II Cr 20.20 E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis
Ex: A importância de Moisés nas batalhas
3.      Unidade no foco:
Bb: Sl 133.1 OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
Ct: I Co 1.10 Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.
Ex: A Igrea te Atos
4.      Esforço:
Bb: I Co 15.58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor
Ex: Js 1.6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.  
 Sermão 23º - Com evitar a queda espiritual
Tb: I Co 10.12 Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.

1.      Reconhecer a possibilidade!
Bb: Mt 26.41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.  
Ct: I Co 10.12 Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.
Ex: Mt 28.33,34 Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei. 34 Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.
Ct: Mt 28.69-75 Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. 70 Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. 71 E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. 72 E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem. 73 E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia. 74 Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou. 75 E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.

2.      Ouvir os conselhos dos anciãos!
Bb: Pv 29.18 Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.  
Ex: II Cr 20.20 E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis.                               
Ex: Naamã
3.    Sermão 24º - Confissão de pecados
Tb: I Jo 1.9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça

1º Por quê devemos confessar?
a) Para alcançar perdão!
Bb: Pv 28.13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia
b) Por que é um principio apostólico!
Bb: Tg 5.16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. 
2º Para quem devemos confessar?
a) Para Deus!
Bb: Sl 32.5 Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado
b) Para os homens de Deus!
Bb:Tg 5.16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
Ex: Mt 3.6 E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
3º Quais as consequências da ocutação?
a) Não prosperará!
Bb: Pv 28.13 P/A O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia
b) Não será perdoados!
Bb: I Jo 1.9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
4º Quais as consequências da confissão?
Bb: Pv 28.13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia
Ct: I Jo 1.9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça



Sermão 24º - Misticismo religioso  
Tb: Ef 4.10-16 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. 11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, 14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. 15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
1.      Quebra de maldição:
·         Existem três tipos de maldições:
a)       Maldição proferida por palavras!
Bb: I Sm 17.43 Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.
Ct: II Reis 2.24 E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos. 
Ex 01: Jesus amaldiçoou a figueira infrutífera! Ex 02: A maldição de Balaão
b)       Maldição hereditária!
Bb:  II Pd 2.14 Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição. 
Ct: Is 8.19 Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?
Ct: Is 19.3 E o espírito do Egito se esvaecerá no seu interior, e destruirei o seu conselho; e eles consultarão aos seus ídolos, e encantadores, e aqueles que têm espíritos familiares e feiticeiros.

c)        Maldição enviada por magia
Bb: II Reis 9.22 E sucedeu que, vendo Jorão a Jeú, disse: Há paz, Jeú? E disse ele: Que paz, enquanto as prostituições da tua mãe Jezabel e as suas feitiçarias são tantas? 
Ct: Naum 3.4 Por causa da multidão dos pecados da meretriz mui graciosa, da mestra das feitiçarias, que vendeu as nações com as suas fornicações, e as famílias pelas suas feitiçarias. 
·         Alguma dessas maldições tem poder sobre a Igreja?
Por quê?
Bb: Mt 16.18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Ct: Sl 91.10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Ct: Is 54.17 Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR, e a sua justiça que de mim procede, diz o SENHOR. 
·         Conclusão: Não podemos quebrar que não existe na Igreja!
·         E sobre os ímpios? Neste caso existe maldição!
Bb:  II Pd 2.14 Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição. 
·         Podemos quebrar as maldições da vida do ímpio? Não!
Por quê?
a)       As maldições são quebradas com conversão à Jesus e não com orações ao qualquer outra estratégia!
Ct: Jo 3.36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
Ct: Jo 8.32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 
Ct: II Co 5.17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
b)       A conversão só depende de Deus e do indivíduo!
Bb: Ef 2.5,8 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos, Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Ct: Tt 3.5-8
c)        O que podemos fazer?
Bb: Mt 10.8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
·         OBS: Exorcismo não quebra maldição!
Bb: Mt 12.43-45 E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. 44 Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. 45 Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má.
2.      O óleo da unção:
a)       O que era?
Bb: ex 30.22-25 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: 23 Tu, pois, toma para ti das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos, e de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinqüenta siclos, e de cálamo aromático duzentos e cinqüenta siclos, 24 E de cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him. 25 E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção.
b)       Para que servia?
Bb: Êx 30.26-31 E com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do testemunho, 27  E a mesa com todos os seus utensílios, e o candelabro com os seus utensílios, e o altar do incenso, 28 E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base. 29 Assim santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo. 30 Também ungirás a Arão e seus filhos, e os santificarás para me administrarem o sacerdócio. 31 E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Este me será o azeite da santa unção nas vossas gerações.
Ct: Êx 40.9 Então tomarás o azeite da unção, e ungirás o tabernáculo, e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus pertences, e será santo.
c)        O que não pode ser feito com o óleo da unção?
Bb: Êx 30.3 Não se ungirá com ele a carne do homem, nem fareis outro de semelhante composição; santo é, e será santo para vós.
Por quê?
Bb: Êx 30.33 O homem que compuser um perfume como este, ou dele puser sobre um estranho, será extirpado do seu povo.
d)       Quem pode usá-lo hoje?
Bb: Tg 5.14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor.
Para que?
Bb: Êx 30.26-31 E com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do testemunho, 27  E a mesa com todos os seus utensílios, e o candelabro com os seus utensílios, e o altar do incenso, 28 E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base. 29 Assim santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo. 30 Também ungirás a Arão e seus filhos, e os santificarás para me administrarem o sacerdócio. 31 E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Este me será o azeite da santa unção nas vossas gerações.
e)       Mentiras sobre o olé o da unção:
1º O óleo da unção não expulsa demônios!
Bb Mc 16.17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas. 
2º O óleo da unção não cura doentes!
Bb: Mc 16.18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
O óleo da unção não abençoa nada!
Bb: Mt 16.19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
Ct: Mt 18.19 Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
3.      A consagração de Pessoas comuns:
a)       Quem deve ser consagrado?
Bb: Êx 30. 30 Também ungirás a Arão e seus filhos, e os santificarás para me administrarem o sacerdócio.
Por quê?
Bb: Êx 30.33 O homem que compuser um perfume como este, ou dele puser sobre um estranho, será extirpado do seu povo.
Bb: Êx 30.3 Não se ungirá com ele a carne do homem, nem fareis outro de semelhante composição; santo é, e será santo para vós.
4.       A consagração de objetos:
a)       O que deve ser consagrado?
Bb: Êx 30.26-31 E com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do testemunho, 27  E a mesa com todos os seus utensílios, e o candelabro com os seus utensílios, e o altar do incenso, 28 E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base. 29 Assim santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo.
b)       Por quê?
Bb: Êx 30.29 Assim santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo.

5.      Libertação espiritual:
a)       O que é?
Bb: Jo 5.24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
Ct: Rm 8.1 PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Como acontece?
Bb: Jo 8.32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Ct: Jo 14.6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.  
b)       O que não é libertação?
Bb: Mt 12.43-45 E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. 44 Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. 45 Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má.
Por quê?
Bb: Mt 12.44 Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. 45 Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má.
6.      Votos ou promessas:
a)       São bíblicos?
Bb: Ec 5.4 Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. 5 Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.
b)       Como não deve ser feito?
Bb: Ec 5.4 Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. 5 Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.
c)        Por quê?
Bb: Ec 5.4 Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o.
7.      Campanhas envolvendo valores:
São corretas?
Bb: Mt 10.8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Por quê?
Bb: Mt 10.8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Sermão 26º A ética cristã
Tb: II Pd 3.11 Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convêm ser em santo trato, e piedade.
Ct: I Tm 4.12 Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.     
1.      Ética no falar:
1.1                     O discípulo ético no falar  tem um vocabulário sadio!
Bb: Ef 4.29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
Ct: Cl 3.8 Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.  
Ex: I Sm 16.18 Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele.    
Ct: Pv 15.28 O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más. 
Ex: Tt 2.7,8 Em tudo te dá, por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,8 Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.
1.2                      O discípulo ético no falar tem um tom manso!
Bb: Pv15.1 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.
Ct: I Pd 3.15 Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós.
Ct: Tt 3.2 Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens. 
1.3                     O discípulo ético no falar tem respeito à imagem do próximo!
Bb: Tg 4.11 Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. 
Ct: I Ct 5.11 Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.  
Ct: Lc 6.28 Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.
Ct: Pv 11.13 O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto.    
Ct: Pv 20.19 O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios.
1.4                     O discípulo ético no falar tem prudência quanto ao tempo e o modo!
Bb: Tg 1.19 Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
Ct: Ec 5.1-3,7 Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. 2 Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras. 3 Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras. 7  Porque, como na multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas palavras; mas tu teme a Deus.
Ct: Pv 29.20 Tens visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele.
Ex: Mc 11.27-33 Jesus diante das perguntas dos fariseus
1.5                     O discípulo ético no falar tem opiniões exclusivamente bíblicas!
Bb: I Pd 4.11 P/A Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus
Ct: Lc 6.45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.
Ct: Sm 119.11 Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.       
Ex: Jo 12.49 Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.       
1.6                      O discípulo ético no falar honra e respeita autoridades!
Bb: Ec 10.20 Nem ainda no teu pensamento amaldiçoes ao rei, nem tampouco no mais interior da tua recamara amaldiçoes ao rico; porque as aves dos céus levariam a voz, e os que têm asas dariam notícia do assunto.       
Ex: Nm 21.7 Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo.
Ex: Nm 12.6-10 E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. 7 Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa. 8 Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés? 9 Assim a ira do Senhor contra eles se acendeu; e retirou-se. 10 E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa.
Ex: I Sm 26.7-11 Foram, pois, Davi e Abisai de noite ao povo, e eis que Saul estava deitado dormindo dentro do lugar dos carros, e a sua lança estava fincada na terra à sua cabeceira; e Abner e o povo deitavam-se ao redor dele. 8 Então disse Abisai a Davi: Deus te entregou hoje nas mãos o teu inimigo; deixa-me, pois, agora encravá-lo com a lança de uma vez na terra, e não o ferirei segunda vez. 9 E disse Davi a Abisai: Nenhum dano lhe faças; porque quem estendeu a sua mão contra o ungido do SENHOR, e ficou inocente? 10 Disse mais Davi: Vive o SENHOR que o SENHOR o ferirá, ou o seu dia chegará em que morra, ou descerá para a batalha e perecerá. 11 O SENHOR me guarde, de que eu estenda a mão contra o ungido do SENHOR; agora, porém, toma a lança que está à sua cabeceira e a bilha de água, e vamo-nos.
Ct: Mt 10.41 Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo.
       
1.7                     O discípulo ético no falar, não falta com a verdade!
Bb: Ef 4.25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.          
Ct: Cl 3.9 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos.
Ex: Jo 8.44 Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
Ct: Ap 22.15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
1.8                     O discípulo ético no falar não mancha o testemunho da Igreja de Cristo!
Bb: Mt 18.7 Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!      
Ct: Mt 13.41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade
Ct: Mt 7.6 Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.
Ct: Mt 12.30 Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.       
Ct: Mt 16.18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela        
1.9                     O discípulo ético no falar respeito às faixas etárias!
Ex: I Tm 5.1,2 Não repreendas asperamente os anciãos, mas admoesta-os como a pais; aos moços como a irmãos; 2 As mulheres idosas, como a mães, às moças, como a irmãs, em toda a pureza.
1.10               O discípulo ético no falar é um pacificador!
Bb: Pv 26.20 Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo intrigante, cessará a contenda.
Ct: Mt 5.9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
1.11               O discípulo ético no falar não pré-condena as pessoas com julgamentos!
Bb: Mt 7.1-5 Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. 3 E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? 5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
Ct Jo 7.24 Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.
Ex: Is 11.3 E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.       
2.      A ética familiar:
2.1                     O zelo familiar:
a)    Os papeis não podem ser mudados!
Bb: I Co 11.3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.
Ct: Tt 2.3-5 As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; 4 Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, 5 A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.
Ct: Ef 6.1 VÓS, filhos, sede obedientes aos vossos pais no Senhor, porque isto é justo.             
Ct: Ef 6.4 E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
Ct: "Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas."  (Colossenses 3 : 19)
b)    A política da boa vizinhança é de vital importância para a imagem família cristã:
Bb: Pv 27.10 Não deixes o teu amigo, nem o amigo de teu pai; nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade; melhor é o vizinho perto do que o irmão longe.                  
Ct: Cl 4.5,6 Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. 6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.
Ex: II Rs 4.3 Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
EX: Jesus no casamento de Caná da Galiléia
c)     O bom relacionamento com a parentela é importante para a evangelização!
Ex: Lc 1.57,58 E completou-se para Isabel o tempo de dar à luz, e teve um filho. 58 E os seus vizinhos e parentes ouviram que tinha Deus usado para com ela de grande misericórdia, e alegraram-se com ela.
Ex: Rm 16.7 Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.
Ex: Rm 16.11 Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso, os que estão no SENHOR.     
Ex: Rm 16.21 Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes.         
Ex: Moisés e seu sogro Jetro                                                                                                                                                       Ex: Abraão e os seus
d)    Os bons costumes são importantes para o testemunho do evangelho!
Bb: I Pd 2.12 Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.                   
Ct: Ef 5. 15-17 Portanto, vede prudentemente como andais não como néscios, mas como sábios,
16 Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. 17 Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. 18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; 19 Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
Ex: Pedro e Paulo em Gl 1º
Ct: I Co 15.33 Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 
Ct: Hb 13.5 Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.                                           
2.2                     A ética social:
a)    As dividas:
Bb: "Pesos diferentes são abomináveis ao SENHOR, e balança enganosa não é boa."  (Provérbios 20 : 23)
Ct: "Pois se não tens com que pagar, deixarias que te tirassem até a tua cama de debaixo de ti?"  (Provérbios 22 : 27)
Ct: "Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados."  (II Timóteo 3 : 13)
Ct:
b)    A consciência política:
Bb: "Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme."  (Provérbios 29 : 2)
Ct: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?"  (II Coríntios 6 : 14)
Ex: Saul e Davi, José no Egito, Daniel na Babilônia!
Ct: Tg 4.17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.          
c)     O relacionamento congregacional:
·        Para com o culto:
Bb: "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia."  (Hebreus 10 : 25)
Ct: Sm 133.1-3 OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. 2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. 3 Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.
·        Para com os irmãos:
Ex: At 1º, 2ºt: I Jo 4.7,8,19-21 Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 19 Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. 20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 21 E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.
·        Para com a ordem e a hierarquia ministerial e os dons espiritual:
I co12.18-26 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?20 Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. 21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. 22 Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; 23 E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. 24 Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; 25 Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. 26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
Ct: I Co 14º


Esboço 26º - Homens de Deus – Homens de palavra
Tb: Mt 5.37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
Contexto: Mt 5.33-37 Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao SENHOR. 34 Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35 Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; 36 Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. 37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
·        Por que devemos ser Homens (a) de palavra?
a)    Por que o nosso Deus tem palavra!
Bb: Mt 24.35 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. 
Ct: Ef 5.1 SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. 
b)    Por que Deus não e agrada de Homes sem palavra!
Bb: Ec 5.4,5 Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. 5 Melhor é que não votes do que votares e não cumprires. 6 Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos?
Ct: Jr 23.32 Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR.
Ex: At 5.1-11 - Ananias e Safira
c)     Por que o Homem sem palavra é mentiroso e filho de diabo!
Bb: Jo 8.44 Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. 
Ct: I Jo 3.8 Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. 
d)    Nem Homem sem palavra, ou seja, nem um mentiroso entrará no reino de Deus!
Bb: Ap 21.8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Ct: Ap 22.15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira." 
Ct: Ap 21.27 E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro." 
·        Ex: Davi cumpriu o pacto que fez com Jonas ao abençoar mefibosete!
Bb: I Sm 18.1-6 E SUCEDEU que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma. 2 E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai. 3 E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. 4 E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto. 5 E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse e conduzia-se com prudência, e Saul o pôs sobre os homens de guerra; e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul. 6 Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música.
Ct: II Samuel 4.4 E Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado de ambos os pés; era da idade de cinco anos quando as novas de Saul e Jônatas vieram de Jizreel, e sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo; e o seu nome era Mefibosete.
 Ct: II Samuel 9.3 E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.
Conclusão:
Bb: Mt 5.37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.

Sermão 27º - Lições da parábola do filho pródigo

1.      O desejo que levou o filho prodigo a se perder:
 Bb: Lc 15.12,13 E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. 13 E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
Ct: Jr 17.9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
Ct: Pv 16.25 Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.      
Ex: Judas
2.      A sabedoria e o conhecimento do pai faziam toda a diferença!
Bb: Lc 15.13,14 E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. 14 E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades
Ct: Os 4.6 O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.   
Ex: Salmos 91º e 124º               

3.      O sofrimento no mundo de pecados destruiu sua dignidade moral, social!
Bb: Lc 15.15 E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos. 16 E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
Ct: Mt 5.13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Ex: Pedro
4.      Ele lembrou-se de sua dignidade moral, social!
Bb: Lc 15.17-19 E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! 18 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; 19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.
Ct: Pv 24.16 Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal.       
Ex: Elias, Pedro, Abraão, Davi etc...
5.      A atitude do pai mediante o verdadeiro arrependimento:
a)    Perdão e amor:
Bb: Lc 15.20 E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
b)    Honra:
Bb: Lc 15.22 P/A Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa;
c)     Poder e autoridade!
Bb: Lc 15.22 E ponde-lhe um anel na mão,
d)    Santidade:
Bb: E alparcas nos pés

e)     Celebração à reconciliação:
Bb: Lc 156.23 E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; 24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
 Ermão 28º - Marcas da verdadeira esperança do cristão
Tb: Rm 5.5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.       
1.      Convicção:
Bb: Rm 8.24 Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?         
Ct: Hb 11.1,2 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. 2 Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
2.      Alegria:
Bb: Rm 12.12 Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.           
Ct: Rm 14.17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
3.      Sacrifício:
Bb: I Co 9.10 Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante.
Ct: Ec 11.4 Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.      

Sermão 30º - O amor de Cristo
Tb: II Ts 2.16 E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança.
1º qual a intensidade do amor de Cristo?
Bb: Rm 8.35-39 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. 37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
2º Qual a marca do amor de Cristo em nós?
Bb:.Jo 15.12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Ct: I Jo 4.21 E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão. 
3º Qual a prova do amor de Crsito?
Bb: Jo 15.13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Ct: Gl 2.20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. 
4º  O que devemos fazer com amor de Cristo?
a) compartilhar com o mundo!
Bb:Mt 22.39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Ct: I João 4.20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?


Sermão 31º - Serie os inimigos de Deus – O amor do verdadeiro discípulo  
Tb: I Jo 2.15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

1.     Porque não devemos amar o mundo?
Bb: I Jo 2.15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Ct: I Jo 2.16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
Ct: I Jo 2.17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Ct: Tg 4.4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.    

2.      O que Deus espera de nós?
Bb: Mt 22.37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Ct: Tg 4.5 Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?

3.     Como amar o Senhor?
a)   Jo 14.21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
Ct: I Jo 5.2 Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 
b)   I Jo 4.20,21 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 21 E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.
Ct: Gl 5.14 Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.  
4.     Conclusão:
Bb:   Jo 15.12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.     
Ct: Rm 5.8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.  
 Sermão 32º O bom pastor
Tb: Jo 10.1,10,11 NA verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. 10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. 11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

1.      Seu ministério têm legitimidade!
Bb: Jo 10.1 NA verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
Ct: Jo 13.13 Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou

2.      Seus feitos produzem frutos de vida!
Bb: Jo12.10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Ct: Jo 5.24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida
3.      Renuncia sua própria vida pelas ovelhas de seu Senhor!
Bb: Jo10.11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Ct: Rm 5.8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
4.      Ele constituiu novos pastores para representá-lo:
Bb: J0 21.17 Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
Ct: Ef 4.11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,        
5.      Os deveres da Igreja para com os pastores:
Bb: Hb 13.7 Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
Ct: Hb 13.17 Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
Ct: II Cr 20.20 E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis

Sermão 33º - Culto de estudo das doutrinas cristãs – O inferno e o lago de fogo
Bb: Ap 21.8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.        
Ct: Sl 9.17 Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus.
1.      O inferno e o lago de fogo são a mesma coisa? Não!
Bb: Ap 20.14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.  
2.      O que é o inferno:
·         É o estado de tormento temporário em que se encontram os mortos sem Cristo!
Bb: Lc 16.22-24 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. 23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. 24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Ct: Ap 20.5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. 
2.1 A prova de que o inferno é um tormento temporário:
Bb: Ap 20.12-15  E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
3.      Como é o Inferno?
a)     É um lugar de trevas!
Bb: Mt 8.12 E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. 
Ct: Mt 25.30 Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.  
b)     Lugar de choro e ranger de dentes!
Bb: Lc 13.28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora.
c)      Lugar onde o bicho nunca morre e o fogo nunca se apaga!
Bb: Mc 9.47,48 E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno, 48 Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
Ct: Lc 16.22-24 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. 23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. 24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
d)     Lugar de consciência!
Bb: Lc 16.19-28  Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. 20 Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; 21 E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. 22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. 23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. 24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. 26 E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. 27 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, 28 Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
1.      Para quem é o inferno?
Bb: Sl 9.17 Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus. 
Ct: Ap 21.8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. 
2.      Como se livrar do inferno?
Bb: Ap 2.11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
Ct: Ap 20.6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. 
Ct: Jo 6.51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. 
3.      O que é o lago de fogo?
R: É o lugar de tormento definitivo em que para onde serão lançados os ímpios e os demônios!
Bb: Ap 20.12-15  E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo
Ct: Mt 25.44-46 Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45 Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. 46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Ct: Ap 20.15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.  
·         Conclusão:
Bb: Jo 5.24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. 
Ct: Ap 3.20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Ct: Hb 3.15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.

Sermão 34º - O juízo do homem X O juízo de Deus
Tb: "Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica."  (Romanos 8 : 33)
Introdução:
Ex: A história da mulher adultera
1.      A lei dos homens acusa e condena:
Bb: Jo 8.3-5  E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Ct: "NÃO julgueis, para que não sejais julgados."  (Mateus 7 : 1)
2.      Onde o julgamento dessa mulher aconteceu?
Bb: Jo 8.2 E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.
 Ct: "Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo."  (Romanos 14 : 10)
Ct: "Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio SENHOR ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar."  (Romanos 14 : 4)
3.      Porque não devemos julgar os irmãos?
Bb: "Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio SENHOR ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar."  (Romanos 14 : 4)
Ct: Mt 7.1-5  NÃO julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
4.      A lei de Deus justifica e perdoa !
Bb: Jo 8. 10 -11 E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? 11 E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.


Sermão 35º - O matrimônio cristão
Tb: Gn 2.24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.      
1.      Por que Deus instituiu o matrimônio?
Bb: Gn 2.18 E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Ct: Gn 2.20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
2.      Qual a durabilidade do matrimônio cristão?
Bb: Mt 19.5,6 E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? 6  Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
3.      Em que situações o matrimônio pode ser desfeito?
a)    Sob certeza de adultério!
Bb Mt 5.32 Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério
b)    Sob união não cristã!
Bb: Mt 19.5,6 E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? 6  Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
Ct: Mt 18.18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
OBS: O divórcio não é condenável e sim um novo casamento sem motivos justos!
Bb: I Co 7.10 Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. 11 Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
Ct: Mt 5.32 Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério
c)     Em caso de óbito:
Bb: I Co 7.39 A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.
·        OBS: O que fazer em caso de união com ímpios?
Bb: I Co 712-17 Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe. 13 E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe. 14 Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. 15 Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz. 16 Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher? 17 E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas.

4.      O sexo antes da queda:

a)    Uma benção divina efetuada antes do pecado!
Bb: Gn 1.27,28 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
b)     Permitido após oficialização do compromisso!
Bb: Gn 2.24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.     
c)     Inocente e para procriação!
Bb: Gn 1.27,28 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Ct: Gn 3.6,7 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. 7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
·        OBS: Após o pecado tornou-se para o prazer!
Bb: Gn 6.3 Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
5.      O sexo no matrimônio cristão:
a)       Deve-se valorizar a idéia original do sexo criado por Deus!
Bb: Gn 1.27,28 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
b)    Não é permitida a abstinência sem mútuo consentimento!
Bb: I Co 7.3-6 O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. 4 A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. 5 Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. 6 Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento.
c)     Deve ser respeitoso para com a mulher!
Bb: I Pd 3.7 Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.
·        OBS: Um texto mal interpretado:
Bb: Hb 13.4 Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.
6.      O papel do homem no matrimônio:
a)    Provedor!
Bb: Gn 3.19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Ct: II Ts 3.10 Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
b)    Orientador!
Bb: I Co 14.34,35 As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. 35 E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.
c)     Deve ser manso e amar sua mulher!
Bb: Cl 3.19 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.
7.      O papel da mulher no matrimônio:
a)    Agir com prudência e amar seus maridos
Bb: Tt 2.4 Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos
b)    Sujeitas aos maridos:
Bb: Ef 5.24De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. 
c)     Respeitosa ao se marido:
Bb: Pv 12.4 A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos.          
d)    Zelosa com seu marido:
Bb: Pv 31.10,12,13 Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. 12 Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. 13 Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.

Sermão 36º - Uma oração eficáz
Tb: "Orai sem cessar."  (I Tessalonicenses 5 : 17)
1. Devemos orar sempre em concordancia!
Bb: "Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus."  (Mateus 18 : 19)
Ex: "E Esdras louvou ao SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao SENHOR, com os rostos em terra."  (Neemias 8 : 6)
2. Devemos sempre orar com ordem!
Bb: "Mas faça-se tudo decentemente e com ordem."  (I Coríntios 14 : 40)
Ex: Os doze na casa de Pedro At 1º (Ninguem tomou conhescimento!)
3. Sempre com ação de graças!
Bb: Cl  4.2 Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;
Ct:"E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos."  (Colossenses 3 : 15)
4. Sempre com confições!
Bb:"O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia."  (Provérbios 28 : 13)
Ex: "Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.)"  (Salmos 32 : 5)
5. Sempre com coerencia!
Bb:"Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites."  (Tiago 4 : 3)
Ex: O pedido da mãe de Tiago! Mt 20.21
6. Sempre com humildade!
Bb:"Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda."  (I Timóteo 2 : 8)
Ex: Jesus no Jetissêmani! Mt 26º 
Sermão 37º - Os benefícios da redenção eterna
Tb: Ef 1.3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo. 
1.     Participantes da natureza divina:
Bb: II Pd 1.4 Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
Ct: I Jo 3.2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.  
Ct: I Co 3.16 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?        
        2.     Participantes do principado messiânico:
Bb: Ef 2.6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus.
Ct: Rm 8.17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.         
3.     Herdeiros da glória de Cristo:
Bb: Rm 8.17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.         
Ct: Jo 17.22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. 
4.     Herdeiros do reino:
Bb: Tg 2.5 Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?        
Ct: Ap 22.5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão ptara todo o sempre. 
5.     Incorruptibilidade:
Bb: "Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados."  (I Coríntios 15 : 52)
Ct: "Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;"  (I Coríntios 15 : 51)
Ct: "Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade."  (I Coríntios 15 : 53)
Ct: "E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória."  (I Coríntios 15 : 54)
6.     Eternidade:
Bb:texto
I Jo 2.25 E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
Ct: Jo 6.47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.

.Sermão 38º - da série ensinos de Jesus Cristo - Tema: As bem aventuranças
Tb:  Mt 5.1-16 E Jesus vendo a multidão, subiu a um monte, e, aproximando-se dele os seus discípulos; 2 E abrindo sua boca os ensinava dizendo: 3 Bem aventurados os pobres de Espírito, por que deles é o reino dos céus! 4 Bem aventurado os que choram, porque eles serão consolados! 5 Bem aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra! 6 Bem aventurados os que tem sede e fome de justiça, porque eles serão fartos! 7 Bem aventurados os misericordiosos, por que eles alcançaram misericórdia! 8 Bem aventurado os limpos de coração, porque eles verão a Deus! 9 Bem aventurados os pacificadores, por que eles serão chamados filhos de Deus! 10 Bem aventurado os que sofrem perseguições por causa da justiça, por que deles é o reino dos céus! 11 em aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa; 12 Exultai e alegrai -vos por que é grande o vosso galardão nos céus por que assim perseguiam os profetas que foram antes de vós! 13 Vós sois o sal da terra, se o sal tornar-se insípido, com que se á de salgar? Para nada mais seve se não para se jogar fora , e ser piado pelos Homens! 14 Vos sois a luz do mundo, não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte ; 15 Nem se acende uma candeia e se põe debaixo do alqueire, mais se em cima do velador, e dar a luz a todos os que estão na casa! 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos Homens , para que vejam vossas boas obras e glorifiquem o vosso pai que esta nos céus!
Int: A tarefa de um mestre
Bb: 5.1-3 E Jesus vendo a multidão, subiu a um monte, e, aproximando-se dele os seus discípulos; 2 E abrindo sua boca os ensinava dizendo:
Ct: Mc  1.22 E todos se admiravam de sua doutrina, por que os ensinava como que tendo autoridade e não como os fariseus 
Ex: Mt 15.1-9 Ct: Mt 28.19,20  (ide e fazei ensinando-os a)
1.     Jesus ensinou a humildade!
Bb: 5.3 Bem aventurados os pobres de Espírito, por que deles é o reino dos céus!
Ct: Mt 11.29 Aprendei de mim, que sou, manso e humilde de Espírito!
Ct:  Fl 2.8-10
Ct: I Pd 5.6 Humilhai-vos perante a poderosa mão do Senhor para que no tempo certo ele vos exalte!
2.     Jesus ensinou que o sofrimento nele terá recompensa!
Bb: 5.4 Bem aventurado os que choram, porque eles serão consolados!
Ct: 5.10,11 Bem aventurado os que sofrem perseguições por causa da justiça, por que deles é o reino dos céus! 11 em aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa!
Ct: Ap 22.12 Eis que cedo venho, e comigo estar o galardão para dá a cada um segundo suas obras!
3.     Jesus ensinou a paciência – mansidão!
Bb:5.5 Bem aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra!
Ct: Mt 5.38-42
Ct: Mt 11.29 Aprendei de mim, que sou, manso e humilde de Espírito!
4.     Jesus ensinou a esperarmos sua justiça
Bb: 5.6 Bem aventurados os que tem sede e fome de justiça, porque eles serão fartos!
Ct: II Tm 4.7,8
Ct: Ap 21.4 E Deus limpará dos olhos toda a lagrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem dor; Por que já as primeiras coisas se passaram!
5.      Jesus ensinou a boa ação
Bb:  5.7 Bem aventurados os misericordiosos, por que eles alcançaram misericórdia!
Ct: Mt 9.13 Ide, porém e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifícios. Por que eu não vim chamar justos, e sim pecadores  ao arrependimento!
Ct: Mt 24.31-40 
6.      Jesus ensinou a não nos contaminarmos
Bb: 5.8 Bem aventurado os limpos de coração, porque eles verão a Deus!
Ct: Mt 16.6 E esus lhes disse: Acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus!
Ex: Sadraque, Mesaque e abedinego!
7.      Jesus ensinou a promoção da paz
Bb: 5.9 Bem aventurados os pacificadores, por que eles serão chamados filhos de Deus!
Ct: Hb 2.14 Segui a paz com todos e a santificação se a qual ninguém verá a Deus1
Ct:  Sempre que estiver eemvos tende paz com todos s Homens
8.      O por quê de tudo isso:
5.13-16 Vós sois o sal da terra, se o sal tornar-se insípido, com que se á de salgar? Para nada mais seve se não para se jogar fora , e ser piado pelos Homens! 14 Vos sois a luz do mundo, não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte ; 15 Nem se acende uma candeia e se põe debaixo do alqueire, mais se em cima do velador, e dar a luz a todos os que estão na casa! 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos Homens , para que vejam vossas boas obras e glorifiquem o vosso pai que esta nos céus!
9º Uma visão panorâmica das promessas de Mt 5º:
a) Aos humildes - Deles é o reio dos céus
b)  Aos que choram - Serão consolados
C)  Os mansos - Herdarão a erra
d)  Os que esperam a justiça divina – Serão fartos
E) Aos que praticam a misericórdia – À terão também
F)  Aos puros – Verão o Senhor
G)  Os pacificadores – Serão chamados de filhos de Deus

 Sermão 38º -  Os cegos que enxergavam
Tb: Mt 20.29-34 E, saindo eles de Jericó, seguiu-o grande multidão. 30 E eis que dois cegos, assentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós! 31 E a multidão os repreendia, para que se calassem; eles, porém, cada vez clamavam mais, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós! 32 E Jesus, parando, chamou-os, e disse: Que quereis que vos faça? 33 Disseram-lhe eles: Senhor, que os nossos olhos sejam abertos. 34 Então Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram.
1.      As dificuldades dos cegos:
a)     A deficiência física:
b)     Os opositores:
Bb: Mt 2.31E a multidão os repreendia, para que se calassem; eles, porém, cada vez clamavam mais, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!
Ct: Lc 17.6 E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.
Ex: A forma como zaqueu também venceu os opositores em Lc 19º
c)      O teste divino: Jesus já tinha ouvido bem como os seus discípulos mais preferiso provar a Fe dos cegos deixano-os clamar um pouco mais...
Ct: Esperei com paciência no Senhor
2.      Jesus queria ouvir de suas próprias bocas os seus pedidos:
Bb: Mt 20.32 E Jesus, parando, chamou-os, e disse: Que quereis que vos faça?
Ct: II Cr 7.14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Ex: Jo 5.5-9 E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. 6 E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? 7 O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. 8 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. 9 Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.
3.      Atitudes que levaram ambos os cegos à vitória:
a)     Eles enxergaram a possibilidade de milagre na pessoa de Jesus Cristo
Bb: Mt 20.33 Disseram-lhe eles: Senhor, que os nossos olhos sejam abertos.
Ct: Mt 17.20 E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. 
b)     Eles insistiram em gritar por Jesus mesmo parecendo que não estavam sendo ouvidos!
Bb: Mt 20.31 E a multidão os repreendia, para que se calassem; eles, porém, cada vez clamavam mais, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!
Ct: Ef 6.18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.
c)      Eles o chamaram como Deus e não como Homem comum, pois usaram a expressão filho de Davi!
Bb: Mt 20.30,31 E eis que dois cegos, assentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós! 31 E a multidão os repreendia, para que se calassem; eles, porém, cada vez clamavam mais, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!
4.      Conclusão:
·         Quando eles usaram a expressão “filho de Davi” eles estavam dizendo que acreditavam:
a)     Na divindade de Jesus:
b)     No reinado de Jesus:
c)      Na filiação de Jesus como filho de Deus:
Bb: Lc 1.32 Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai.
Ct: Mt 1.23 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. 
OBS: Se Jesus veio para as pessoas fossem salvas do inferno e dos males do pecado através dessas crenças cmo pois esses cegos não seriam curados?



Culto de estudo das doutrinas cristãs. Esboço 39º - Profetas e o dom de profecias
Tb: Mt 11.13 Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.
·        Introdução:

1.      Ainda existem profetas hoje?
Bb: Mt 11.13 Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.
·        Observação polêmica: I Co 12.28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
·        Explicação para a polêmica: I Tm 4.14 Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
2.      O que existe hoje é o dom de profecia e não profetas!
Bb: I Cr 12.10 E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Ct: I Co 13.2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
Ct: I Tm 4.14 Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
3.      O dom de profecia é superior ao falar em outras línguas!
Bb: I Co 14.1-5 SEGUI o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. 2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. 3 Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. 4 O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. 5 E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
Ct: I Co 14.23-25 Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? 24 Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. 25 Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.
4.      O dom de profecia não tem nada a ver com a pregação da palavra de Deus como dizem alguns!
Bb: I Co 12.7-10 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. 8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9 E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 10 E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
5.      O caráter da profecia:
a)    É inspirada por Deus:
Bb: II Pd 1.19-21 E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. 20  Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 2  Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
b)    Não contradiz o Senhor e sua palavra!
Bb: I Co 14.33 Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
6.      Atitudes em ralação as profecias:
a)    I Tss 5.20 Não desprezeis as profecias
Ct: I Tm 1.18 Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia
b)    I Co 14.29-32 E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. 30 Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. 31 Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. 32 E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. 33 Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
Ct: I Co 14.40 Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.
7.      Um alerta de Deus:
Bb: Mt 7.15,16 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. 16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Ct: I Jo 4.1 AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 
Ct: II Co 11.14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 
 Sermão 40º - SÉRIE INIMIGOS DE DEUS – A MENTIRA
Tb: "Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros."  (Efésios 4 : 25)

1.     A origem a mentira:

BB: "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira."  (João 8 : 44)
Ex: "A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira (II Tessalonicenses 2 : 9)
Ex: A mentira de satanás para Adão e Eva!
Ex: A mentira de satanás para os anjos no céu!

2.     As consequências da mentira:
Bb: "A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará."  (Provérbios 19 : 5)

a)    Conseqüências terrenas:
Bb: Pv 20.17 Suave é ao homem o pão da mentira, mas depois a sua boca se encherá de cascalho. 
Ct: II Tm 3.13 Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
Ct: Sl 59.12 Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios, fiquem presos na sua soberba, e pelas maldições e pelas mentiras que falam.
Ex: Abraão e sua mentira para Faraó

b)    Conseqüências espirituais:
Bb: Gl 6.7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 
Ct: Ap 21.8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Ct: Ap 22.15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. 
Ct: Ap 21.27 E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

3.     O Homem de Deus e a mentira:
Bb: Pv 13.5 O justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio faz vergonha e se confunde.  
Ep: Sl 119.163 Abomino e odeio a mentira; mas amo a tua lei. 

4.     Deus e a mentira:
Bb: Pv 12.22 Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu deleite.  
Ct:  Sl 5.6 Destruirás aqueles que falam a mentira; o SENHOR aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.

5.     O mentiroso:

a)    Está cauterizado pelo mal:
Bb: I Tm 4.2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência.

b)    Não esta na palavra de Deus:
Bb: I Jo 2.21 Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. 
Ct: o 17.17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

c)     Assim como ama a mentira ama ouvi-la:
Bb: Pv 17.4O ímpio atenta para o lábio iníquo, o mentiroso inclina os ouvidos à língua maligna. 
6.     Quatro mentiras muito comuns entre os cristãos de hoje:

I Jo 4.20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 
Ct: I Jo 2.9 Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. 

I Jo 2.4 Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. 
Ct: Jo 14.21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

I Jo 1.10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 
Ct: Rm 3.23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. 

4º Atos 5.1-11 A mentira de Ananias e Safira
Ct: Ml 3.8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

7.     O fim da mentira, seu pai e seus adeptos:
Bb: Ap 20.10 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. 
Ct: Ap 22.15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. 

Serie os inimigos de -  O perdão
Tb: Mt 18.15,17 Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; 16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. 17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
18  Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.

1.      O perdão é de Deus:
Bb: "Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade."  (Miquéias 7 : 18)
Ct: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça."  (I João 1 : 9)
Ct: "Mas contigo está o perdão, para que sejas temido."  (Salmos 130 : 4)
Ct "Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra ele,"  (Daniel 9 : 9)

2.      Quem consegue perdoar?
Bb: "E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado."  (Romanos 5 : 5)
Ct: "Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus."  (I João 3 : 10)
Ex: II Co 2.5-8 Porque, se alguém me contristou, não me contristou a mim senão em parte, para vos não sobrecarregar a vós todos. 6 Basta-lhe ao tal esta repreensão feita por muitos. 7 De maneira que pelo contrário deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum devorado de demasiada tristeza. 8 Por isso vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor.

3.      Por que devemos perdoar?

a)    Mt 6.14,15 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
Ex: Em: A parábola do servo mal - Mt 18º

b)    "Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também."  (Colossenses 3 : 13)
Ct: I Jo 4.10,11 Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.
 Ct: "Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." (Efésios 4 : 32)

4.      "SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;"  (Efésios 5 : 1)

Comunidade Batista do Brasil - MA
Serie os inimigos de Deus - A divisão
Tb: Jo 17.11,19-22 E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. 19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. 20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; 21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.

1.      Qual a fonte da divisão?
Bb: Gl 5.20,21 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Ct: I Co 3.3 Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?

2.      Exemplos de divisão na bíblia:

a)     A Igreja de Corinto: I Co 1º, 2º, 3º
b)     Abraão e Ló
c)      A incompreensão acerca dos dons e ministérios: I Co 12.12-31
d)     A ambição da mãe de alguns dos Apóstolos Mt 20º
e)     O pedido de alguns Apóstolos Mc 10º
f)       A traição de Absalão II Sm13º, 14º

3.      Os resultados da divisão:
a)    Derrota:
Bb: Mt 12.25,26 Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. "E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo;
como subsistirá, pois, o seu reino?
Ex: Ló (Foi salvo pelos 318 de Abraão que lutaram em unidade)
b)    Ineficácia:
Bb: Ec 4.9-12 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10 Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. 11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? 12 E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

4.      Textos bíblicos que motivam a Igreja se unir:
I Jo 1.7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
Mt 12.25,26 Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. "E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino?
Jo 17.11,19-22 E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. 19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. 20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; 21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.

Mt 18.19 Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
Ec 4.9-12 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10 Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. 11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? 12 E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

Rm 12.15 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram.
I Co 12.26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.

5.      Exemplos de unidade:

a)     A vida da Igreja primitiva em At 2
b)     Jesus e o pai
Conclusão:
Bb: Hb 6.12 Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.

Sermão 41º - Sinais internos pre-apocaliptico
Tb: "E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração."  (I Pedro 4 : 7)
II Tm 3.1 SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
1.     Uma visão profética do homem dos últimos dias:
Bb: II Tm 3.1  SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. 2  Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 3 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, 4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, 5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

2.     O esfriamento do amo cristão:
Bb: "E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará."  (Mateus 24 : 12)
Ct: "E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado."  (Romanos 5 : 5)

3.     O aumento da desobediência:
Bb: "Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,"  (II Timóteo 3 : 2)
Ct: "Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?"  (I Pedro 4 : 17)
4.     Resistência a sã doutrina e o aumento dos falsos líderes:
Bb: II Tm 4.3,4 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; 4  E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
Ct: "E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição."  (II Pedro 2 : 1)
Ct: Mt 24.11 E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.

5.     A dificuldade de relacionamento entre os irmãos e o aumento dos escândalos:
Bb: Mt 24.10 Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
Ct: "Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!"  (Mateus 18 : 7)

·         Conclusão:
Bb: Mt 24.13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
Ct: Mt 24.32-35 Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. 33 Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. 34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam. 35 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.

Sermão 43º - Cinco atitudes vitoriosas em tempos difíceis
Tb: Ef 6.13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
1.      Devemos despertar e agir!
Bb: Ef 5.14-18 Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
Ct: Rm 13.11 E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. 
2.      Devemos analisar o nosso modo de viver!
Bb: Ef 5.15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
Ct: I Jo 2.6 Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. 
CtA: I Jo 1.6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.
Ct: Ef 5.1 SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados
3.      Devemos analisar o tempo em que vivemos e nos preparar!
Bb: Ef 5.16 Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
Bb: Ef 6.18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos
Ct: II Pd 5.8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.
Ct: Rm 13.11E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. 
4.      Devemos Consultar a vontade de Deus para nossas vidas!
Bb: Ef 5.17 Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
Ct: Rm 12.2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. 
Ct: Mt 6.10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
Ex: Mateus 26.42 E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.
5.      Devemos nos encher do Espírito santo!
Bb: Ef 5.18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito
Ct: Rm 8.26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
·        Outras atitudes importantes em tempos difíceis:
Bb: Ef 6. 10-18 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos

Semão 44º - Uma grandiosa promessa
Atos 1.10,11 E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. 11 Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
Ct: Sl 24.7-10 Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. 8 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra. 9 Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. 10 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.
1.      Uma grande promessa:
Bb: Jo 14.1-3 NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. 3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
2.      Quando acontecerá?
Bb: Mt 25.13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. 
Ct: Mt 25.13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. 
Ct: I Tss5.3 Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.          
3.      Coco será este dia?
Bb: I Cr 15.52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Ct: I Tss 4.15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
4.      Um grande alerta:
Bb: Mt 24.42-44 Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. 43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. 44 Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.
Ct: Mt 24.45,46 Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? 46 Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.
Ct: A Parábola das dez virgens
5.      Conclusão:
Bb: Ap 3.11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. 
Ct: "E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra."  (Apocalipse 22 : 12)
Ct: "Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus."  (Apocalipse 22 : 20)
Ct: "E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida."  (Apocalipse 22 : 17)
  
Sermão 45º - Alvos como a neve e cheios como vasos!
Tb: Ecl 9.8 Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.
Introdução:
1º O significado do Óleo:
O óleo simboliza o Espírito santo de Deus!
Bb:
2º O significado das roupas alvas:
As roupas brancas simbolizam a santidade na vida o do servo de Deus!
Bb: Is 1.18 Vinde, então, e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
Ex: Ap 3.5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida, e confessarei o seu nome diante do meu Pai e diante dos seus anjos.

1.      A primeira parte do texto fala de uma vida cheia do Espírito santo!
Bb: Ef 5.18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito...
1.1 Deus escolhe Homens cheios do Espírito santo para sua obra!

Bb: Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Atos 6.3
Ct: Atos 13.52 E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
1.2 Como podemos ser cheios do Espírito santo?

Bb: Atos 2.1-4 E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; 2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Ct: Atos 4.31 tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

1.3 Para que devemos ser cheios do Espírito santo?
Bb:Atos 1,8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Ex: O discurso de Pedro!

2.      A segunda parte do texto fala de uma vida de santidade!

Bb: Ap 7.14 E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
Ct: Is 1.18 Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.

OBS: Todos os seres santos da bíblia aparecem vestidos de branco!

·        Mt 17.2 E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
·        Mt 28.3 E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve.
·        Ap 4.4 E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro. 
·        Ap 6.11 E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram
2,1 Por que devemos nos santificar?
Bb: I Pd 1.15,16 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
Conclusão:
·        Bb: Ap 3.5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Ct: Ap 7.9-11  Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; 10  E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro. 11 E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus,
Ap 7.12-17  Dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém. 13 E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? 14 E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.15 Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra. 16 Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles. 17 Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.


Sermão 47º - Aprovados pelo fogo
Tb: I Pd 1-4 Bendito seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo, para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos. 2 Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós, 2 Que, mediante a fé, estais guardados, na virtude de Deus, para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo. 3 Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais, por um pouco, contristados com várias tentações, 4 Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro, que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo...
1.      O que significa o fogo nesse contexto bíblico?
a)   Juízo divino:
Bb: I Co 3.13,15 A obra de cada um se manifestará; na verdade, o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
Ex: Jó
2.     Ter a nossa fé aprovada pelo fogo significa provar o valor de nossa fé por meio das tribulações!
Bb: Bb: I Co 3.13,15 A obra de cada um se manifestará; na verdade, o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
Ct: I Pd 1.3,4 Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais, por um pouco, contristados com várias tentações, 4 Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro, que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo...
Ct: At 14.22 Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que, por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.
Ex: O sofrimento e fidelidade do Senhor até a Cruz por nós!
Ct: Jo 15.18-21 Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim. 19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece. 20 Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.
Ct: Jo 16.31-33 Respondeu-lhes Jesus: Credes, agora? 32 Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos, cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. 33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Ct: II Tm 3.10-12 Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, 11 Perseguições e aflições, tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icónio e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; 12 E, também, todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus, padecerão perseguições.
3.      Para que Deus nos prova?
Bb: Dt 8.1-5 TODOS os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis, para os fazer; para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o Senhor jurou aos vossos pais. 2 E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto, estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. 3 E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem os teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas que, de tudo o que sai da boca do Senhor, viverá o homem. 4 Nunca se envelheceu o teu vestido sobre ti, nem se inchou o teu pé, estes quarenta anos. 5 Confessa, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o Senhor, teu Deus.
Ct: Ap 3.19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso, e arrepende-te.
Ex: A morte trágica de todos os apóstolos e suas crenças no Cristo
Ct: Mt 25.13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
4.     Como devemos ver as provações?
Bb: Fl 1.29 Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como, também, padecer por ele
Ex: Fl 1.20-25 Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. 21  Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. 22 Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei, então, o que deva escolher; 23 Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor; 24 Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne. 25 E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós, para proveito vosso e gozo da fé, 26 Para que a vossa glória abunde por mim, em Cristo Jesus, pela minha nova ida a vós. Exortação à perseverança, ao amor fraternal, à humildade e à santidade
·        Conclusão:
Bb: Hb 10.38 Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não terá prazer nele.
Ct: Lc 9.62 E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.
Sermão 48º - Os santos permanecem firmes até o fim
I Pedro 5.8,9 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 9 Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
Ct: Mt 24.13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
1.     Por que ficaremos firmes até o fim?

a)    Por que estamos seguros pela graça!
Bb: Ef 2.5,8 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos) 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus
Ct: Tt 3.4-7 Mas, quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, 5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou, pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, 6 Que abundantemente Ele derramou sobre nós, por Jesus Cristo, nosso Salvador; 7 Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.
b)    Por que a palavra dele permanece em nós!
Bb: Jo 8.31,51 Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos, 51 Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.
Ct: Jo 5.24 Na verdade, na verdade vos digo que, quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
Ex: Mt 7º Os dois fundamentos  
c)      Por que o Espírito de Cristo permanece e nós!
Bb: Jo 14.17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
Ct: Ef 1.13 Em quem, também, vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa
Ct: Jo 14.15-17 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; 17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
2.     Como um santo encara as dificuldades da vida?

a)    Como uma concessão um privilégio!
Bb: Fp 1.29 Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como, também, padecer por ele
Ex: Fp 1.20,21 Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. 21 Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
Ct: Mt 5.10-12 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. 12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

b)    Com alegria!
Bb: I Co 12.10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então sou forte.
Ct: Tg 1.2,3 Meus irmãos, tende grande gozo quando caírdes em várias tentações, 3 Sabendo que a prova da vossa fé obra a paciência.
Ex: I Co 12.10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então sou forte.
c)     Com expectativa no galardão e eternidade!
Bb: II Tm 4.6-8 Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. 7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas, também, a todos os que amarem a sua vinda.
Ct: Mt 5.11,12 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. 12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Ex: Ap 2.10,11 Nada temas das coisas que hás-de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. 11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
·         Conclusão:
Bb: Ap 22.12 Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.




















































  






4.       















                     





































Nenhum comentário: